A Importância do Acompanhamento Psicológico para a Saúde Mental

No dia 27 de agosto, comemora-se o dia de um dos mais importantes profissionais da saúde: o Psicólogo. Apesar de realizar um trabalho vital para a manutenção da saúde mental da sociedade, o preconceito ainda é muito forte (o psicólogo acaba sendo visto como um “médico de loucos”), impedindo que muitas pessoas que precisam de acompanhamento profissional busquem por ajuda. Saiba mais sobre a Importância do Acompanhamento Psicológico para a Saúde Mental e ajude a lutar contra este preconceito e criar uma sociedade mais saudável.

 

O Psicólogo

O profissional de psicologia é aquele que, em sua formação, se prepara para auxiliar as pessoas a enfrentarem as mais diversas situações de suas vidas através da conversa, buscando entender as emoções e fazendo com que estas pessoas conheçam e entendam a si mesmas. Por isso, os psicólogos são conhecidos também como “médicos da mente” ou “médicos de alma”.

 

Importância do Acompanhamento Psicológico

No mundo contemporâneo, muitos fatores e sentimentos podem afetar negativamente a saúde mental dos indivíduos. São dificuldades de relacionamento, medos e angústias que podem atingir qualquer um, independente de classe social, profissão, raça/etnia, etc. Dessa forma, o acompanhamento psicólogo é indicado a todas as pessoas por atuar diretamente nestes problemas, seja para tratá-los ou para prevenir que venham a acontecer futuramente.

Os problemas psicológicos, quando não tratados, podem resultar em diversas complicações na saúde do indivíduo como um todo – como o desenvolvimento de distúrbios psicológicos e doenças psicossomáticas (sendo indicado a todas as pessoas).

 

Quais os benefícios da psicoterapia?

A psicoterapia traz muitos benefícios à saúde mental. Entre eles, os principais são:

  • Melhora da autoestima;

  • Maior tolerância à frustração;

  • Autoconhecimento;

  • Superação de traumas e dificuldades;

  • Desenvolvimento pessoal.

 

Compartilhe a mensagem com seus amigos e familiares e entre na luta a favor de uma sociedade mais saudável mentalmente!

One Comment

Deixe o seu comentário aqui