Importância da Amamentação

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece anualmente, entre os dias 01 e 07 de agosto em todo o mundo, com o objetivo principal de incentivar a amamentação e, por consequência, desenvolver a saúde infantil.Você sabia que amamentar traz inúmeros benefícios, tanto à saúde do bebê quanto da mãe? Saiba mais sobre a importância da amamentação e ajude esta incrível campanha a continuar crescendo!

 

Aleitamento Materno

Acima de tudo, amamentar é um ato de amor. Poucos processos são tão importantes à vida quanto a amamentação. Desde o nascimento até que atinja 06 meses de idade, o leite materno deve ser o único alimento da criança, para proporcionar crescimento e desenvolvimento ideais. Este poderoso alimento é único, trazendo muitos benefícios à saúde do bebê, assim como à saúde das mães. Conheça-os abaixo!

 

Benefícios da Amamentação

Para o Bebê

Entre os principais benefícios da amamentação às crianças, destacam-se:

  • Fortalecimento do Sistema Imunológico

Primeiramente, é através do leite materno, anticorpos e outras células de defesa são passadas para a criança, fortalecendo o seu sistema imunológico e protegendo-a contra diversos tipos de doenças e infecções.

  • Reduz o risco de obesidade e combate à anemia

Foi comprovado que as crianças que são amamentadas são menos propensas a desenvolverem condições ligadas diretamente à nutrição e alimentação, como a obesidade e a anemia. Isso acontece pois, além de contar com muitas propriedades anti-inflamatórias, o leite materno ainda é rico em ferro.

  • Melhor Funcionamento dos Pulmões

Esse é outro benefício muito importante: o esforço realizado pelos bebês para mamar ajuda diretamente no desenvolvimento dos pulmões, fortalecendo-os contra futuras doenças respiratórias e alergias.

  • Evita cólicas

Ao contrário do leite de vaca, o leite materno é composto, em sua maioria, por proteínas de fácil digestão pelo organismo humano, facilitando a sua digestão e evitando desconfortos e cólicas.

  • Desenvolvimento do Sistema Cognitivo

Por fim, estudos recentes tem apontado que o leite materno propicia um desenvolvimento  mais veloz do sistema nervoso e, por consequência, das funções cognitivas como um todo, como a memória, a fala, a atenção e etc.

 
Para as Mães

Não são apenas os bebês que recebem os benefícios do aleitamento. Entre os benefícios da amamentação para as mães, merecem destaque:

  • Menor risco de desenvolver doenças

Quem amamenta tem chances menores de desenvolver, futuramente, doenças como o câncer de mama e ovário (principalmente após a menopausa), diabetes e osteoporose. Dessa forma, quanto maior for o tempo amamentando, menores são os riscos.

  • Recuperação pós-parto e perda de peso

A produção de leite é uma atividade que consume muita energia, promovendo a queima de uma grande quantidade de calorias. Além disso, também ajuda na recuperação pós-parto: ao amamentar, o corpo da mulher libera ocitocina, um hormônio que age na contração uterina, e, dessa forma, contribui ativamente para que o organismo volte a ser como era antes do parto.

  • Redução da Ansiedade e Stress

Amamentar contribui para a diminuição dos níveis de ansiedade e stress, fazendo com fazendo com que as mães de ajustem mais facilmente às suas novas realidades e evitem a depressão pós-parto.

  • Fortalece o vínculo com os filhos

Por último, mas não menos importante, amamentar ajuda ativamente no desenvolvimento do vínculo afetivo entre mães e filhos desde muito cedo. Além de criar/fortalecer o relacionamento familiar, esse vínculo também está ligado diretamente a facilitar os relacionamentos da criança (presentes e futuros).

 

Amamentar é vida. Amamentar é saúde, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Informe-se sobre os pontos de coleta de leite na sua região e contribua também para salvar muitas vidas. Juntos, somos mais fortes.

Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a conhecerem a importância e os benefícios da amamentação!

Deixe o seu comentário aqui