Dicas para Combater o Colesterol Alto

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado anualmente em 08 de agosto, visando conscientizar e prevenir a população contra as doenças cardiovasculares e, por consequência, proporcionar uma melhor qualidade de vida. Saiba mais sobre o colesterol e veja dicas para impedir que a sua saúde sofra com o colesterol ruim!

O que é colesterol

O colesterol é um esteroide natural (um composto químico gorduroso) produzido naturalmente pelo corpo humano e também encontrado em inúmeros alimentos. Ele é extremamente importante para que o organismo funcione corretamente, atuando diretamente em vários processos vitais, como a produção de hormônios sexuais e a manutenção da membrana celular.

Bom colesterol e mau colesterol

Por ser uma gordura, o colesterol é insolúvel no sangue, o que significa que precisa de “caronas” para circular pelo corpo, que ocorrem com as associações com as proteínas. As lipoproteínas (como são chamadas estas associações entre colesterol + proteínas) podem assumir duas diferentes formas: HDL (conhecido como bom colesterol) e LDL (conhecido como mau colesterol).

O HDL, de forma geral, limpa o acumulo de colesterol das artérias e diminui os riscos de doenças cardíacas, enquanto o LDL faz o processo inverso.

Colesterol alto

 O “colesterol alto” é a condição de uma alta concentração de LDL e baixa de HDL na corrente sanguínea, o que causa inúmeras complicações de saúde. Veja abaixo dicas para evitar que isso aconteça e viver melhor!

 

1 – Ingerir alimentos ricos em ômega 3

O ômega 3, presente em diversos tipos de alimento (peixes de água fria, aveia, nozes, linhaça, etc.) diminui as concentrações de colesterol total e o LDL, aumentando os níveis de HDL, prevenindo a formação de coágulos e ajudando na diminuição da pressão arterial. Adicione os alimentos ricos em ômega 3 e combata o colesterol!

 

2 – Pratique exercícios físicos regulamente

As atividades físicas elevam a concentração do colesterol bom após algum tempo de práticas regulares, impedindo o acumulo de gordura nas vias arteriais. Pratique exercícios e blinde sua saúde!

 

3 – Evite os alimentos gordurosos e diversifique sua alimentação

Alimentos industrializados e fast foods são muito mais gordurosos porque, no geral, tem elevados índices de sódio e são ricos em ácidos graxos saturados, aumentando os níveis de colesterol ruim. Diversifique a sua alimentação e viva com muito mais disposição!

 

4 – Alivie o Stress

O stress é um grande aliado do colesterol ruim, tanto a curto quanto a longo prazo. Acontece que, quando está sob stress, o fígado acaba produzindo uma maior quantidade de colesterol temporariamente e, se a situação for constante, os níveis de colesterol tendem a aumentar permanentemente. Busque relaxar e proteja a sua saúde!

 

5 – Não fume

Outro grande vilão aliado do mau colesterol é o cigarro. Fumar faz com que as células absorvam mais colesterol, aumentando os riscos de doença coronária. Não fumar é proteger seu organismo contra muitos tipos de doença e evitar o aumento da concentração de LDL no sangue.

 

Compartilhe esta informação com seus amigos e conhecidos e participe do combate ao colesterol alto!

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