Dia Mundial do Doador de Sangue

Na última quarta-feira (14 de junho), foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que tem como o maior objetivo espalhar a importância da doação para salvar vidas.

Saiba mais sobre esse dia tão importante e veja tudo o que é necessário para participar deste movimento de solidariedade doando sangue!

 

Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no ano de 2004, com dois intuitos: agradecer aos doadores e mostrar aos não-doadores a dimensão que uma doação de sangue tem à saúde pública.

Importância da Doação de Sangue

O sangue é utilizado em muitos procedimentos, (principalmente nos de emergência), e, dessa forma, manter uma quantidade estável nos bancos é necessário para que mais pessoas possam ser socorridas de maneira adequada e várias vidas sejam salvas.

Uma única doação (onde são coletados no máximo 450 ml de sangue) pode ser usada para salvar até 04 vidas.

 

Como doar

Doar sangue é muito mais fácil do que parece, mas é preciso atender a alguns requisitos básicos para poder doar – que visam proteger tanto o doador quanto o receptor. Veja abaixo:

  • Quem pode Doar

(Fonte: Ministério da Saúde)

Atendendo aos requisitos mínimos, é muito fácil doar:

  • Primeiramente, o candidato deve se dirigir a um posto de coleta portando um documento com foto;
  • Em seguida, o candidato passa por uma triagem, onde um teste rápido é realizado para conferir os níveis de hemoglobina, pressão arterial, peso, etc. e algumas perguntas são feitas sobre possíveis riscos à saúde que o candidato teve contato nos últimos tempos;
  • Por fim, acontece a coleta. O processo é muito rápido (dura em torno de 15 minutos) e 100% seguro.

Existem também situações específicas em que não se pode doar sangue por determinado tempo ou até mesmo durante toda a vida. Para saber mais sobre essas condições, acesse o site da Fundação Pró-Sangue e saiba mais.

Recomendações para quem vai doar sangue:

  • Opte por opções leves nas refeições que antecedem a doação;
  • É recomendável um intervalo de 2 horas sem fumar, antes e depois de doar;
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas que precedem a doação;
  • Não pratique exercícios físicos e busque o repouso nas 12 horas seguintes à doação;
  • Etc.

 

Além de muito fácil, doar sangue é um ato de amor! Seja um doador regular e contribua com este movimento incrível, que salva mais vidas a cada ano que passa!

Acompanhe mais dicas como essa em nosso blog!

Deixe o seu comentário aqui