Cuidados com a Saúde Auditiva

A audição, um dos sentidos do sistema sensorial humano, é um dos mais importantes pilares da comunicação humana. Apesar de começar a ser mais prejudicada na velhice, a saúde auditiva precisa de muita atenção durante toda a vida, para impedir que deficiências auditivas se desenvolvam e até mesmo resultem em uma eventual perda da audição.

Confira agora cinco dicas para cuidar de sua saúde auditiva e escute melhor ainda hoje!

 

Atenção ao volume

Seja no trabalho, em um show ou até mesmo direto dos seus fones de ouvido, é preciso tomar muito cuidado com o volume. A exposição a ruídos altos por períodos longos de tempo é extremamente prejudicial à audição, podendo até mesmo causar a perda irreversível da audição.

 

Evite o uso de fones

Essa é uma dica valiosa em tempos que os jovens têm a sua saúde cada vez mais debilitada pelo uso contínuo de fones de ouvido. Sempre que possível, dê um descanso aos seus ouvidos, ouvindo suas músicas/programas por saídas de som que não sejam direcionadas diretamente a eles.

 

 Cuidado com a limpeza


Ao contrário do que se pensa, a higiene do ouvido com bastonetes deve ser feita apenas na parte exterior. Inserir o bastonete no canal auditivo é extremamente prejudicial, pois além de retirar a proteção natural e muito importante para o corpo (o cerúmen, também conhecido como cera), ainda pode causar lesões e até mesmo a ruptura do tímpano.

 

 Cuide da sua saúde

Dê mais atenção à saúde do seu corpo! Isso vale para alimentação e atividades físicas, assim como para o tratamento de doenças, como as otites, gripes e infecções em geral. Quando estas condições não são tratadas adequadamente até o final, podem acabar levando à perda da audição.

 

 

Consulte um especialista

Visite seu otorrino regularmente e, ao sentir algum desconforto ou dificuldade auditiva, procure seu médico de confiança imediatamente.

Cuide da sua audição e viva com muito mais saúde!

One Comment

  1. Márcio Gozzi

    Importante e útil essas 5 dicas acima citadas sobre o que não fazer para prejudicar sua saúde auditiva. O importante é entender o quanto isso prejudica a saúde auditiva e prestar atenção em alguns sintomas que podem estar associados, além de serem indícios de uma perda auditiva gradual – zumbido, ansiedade, alteração de humor, irritabilidade e hipertensão arterial. Parabenizo a Nunes & Grossi por tratar de temas importantes e que auxiliam e muito as pessoas a adotarem medidas preventivas no que se refere a saúde própria. Muito boa essas matérias.

Deixe o seu comentário aqui