Conheça 6 formas de consumir o Coco

O coco é uma fruta muito consumida pelos brasileiros, principalmente nas regiões praianas e no verão. Além de muito versátil, por poder ser usado de várias formas, ele também é muito nutritivo por ter muitas vitaminas e minerais que contribuem para a imunidade, baixam o nível de pressão arterial, relaxam os nervos e músculos, reduzem a inflamação de articulações e auxiliam no emagrecimento, entre muitos outros benefícios.

Por possuir todas essas qualidades, o coco é considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo e, muitas vezes, é chamado de superalimento.

Introduzir essa fruta em sua dieta para garantir todos esses benefícios na saúde pode ser mais fácil do que você imagina, por isso separamos 6 formas de consumir o coco para te ajudar! Confira:

 

Água de coco

A água de coco é uma excelente fonte de sais minerais como o potássio e o fósforo, e contém um tipo de açúcar de fácil digestão, a glicose. Por conta disso ela é ótima para uma boa hidratação e colabora para a regulação do equilíbrio hidroeletrolítico (relação entre a água e os sais minerais no nosso organismo), fazendo com que muitos atletas optem por ingerir água de coco. Além disso, graças a presença de diversas vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, ela pode ajudar a combater várias doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, prevenir a cãibra, controlar as funções renais, os níveis de glicemia e a circulação sanguínea.

 

Leite de coco

O leite de coco é uma ótima substituição do leite de vaca para pessoas veganas, intolerantes à lactose ou glúten, ou alérgicos à proteína animal encontrada no leite. É fonte de vitamina A e E e rica em potássio e cálcio. A ingestão de leite de coco pode melhorar a digestão, aliviando os sintomas de hiperacidez, úlceras e refluxo, além de fortalecer a imunidade e também ser bom para abaixar as taxas de doenças cardíacas.

 

Coco branco (polpa)

Muitas pessoas acreditam que o coco é um alimento muito calórico e gorduroso, porém poucos sabem que a polpa do coco maduro é uma grande aliada de quem quer perder peso. Isso porque ela é composta por muitas fibras e ácidos graxos em sua gordura, fazendo com que ela não seja estocada pelas células, provocando sensação de saciedade e fornecendo energia. Além disso, a polpa do coco é rica em flavonoides, que combatem doenças cardíacas, evitam a formação de tumores e têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. Ela também pode ser uma ótima forma de reduzir os níveis de colesterol LDL (o ruim).

 

Óleo de coco

É muito conhecido por sua ação hidratante na pele e no cabelo, por isso é comumente encontrado como ingrediente em produtos de beleza. Apesar de conter um nível elevado de gorduras saturadas (cerca de 90% da sua composição), ele pode auxiliar na queima de gordura e acelerar o metabolismo, aumentando a sensação de saciedade e fornecendo energia, pois suas gorduras são formadas por ácidos graxos de cadeira curta e m´dia, que não ficam armazenados no nosso corpo. Além disso tudo, o óleo de coco, assim como os outros produtos derivados do coco, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

 

Farinha de coco

A farinha de coco é produzida a partir do resíduo que sobra da produção do leite de coco, o que a torna um produto com baixo teor de gordura. Por ser muito rica em fibras, também contribui com a sensação de saciedade, melhor a função intestinal e pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e colesterol. Ela é livre de glúten, hipoalergênica e pode ser uma ótima substituta para receitas de pães, bolos, tortas e biscoitos, tornando esses alimentos aliados na dieta para perda de peso.

 

Açúcar de coco

O açúcar de coco é encontrado na seiva presente dentro do coqueiro e é considerado um alimento minimamente processado, pois não passa por nenhum processo de refinamento e não contêm conservantes, o que o faz ser mais natural e conter mais vitaminas e minerais do que outros adoçantes. Esse produto tem sido procurado cada dia mais por ter um baixo índice glicêmico – menor que o do mel e do açúcar branco, por exemplo. Sendo assim, é um ótimo substituto para receitas que precisam ser adoçadas.

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