Como Cuidar da Saúde no Trabalho

Atualmente, o trabalho representa a maior parte dos dias. Já não se pode mais falar em “estar no trabalho”, pois se trabalha até mesmo fora dele, cada vez mais. Dessa forma, a saúde acaba ficando em segundo plano, na maior parte das vezes, prejudicando o bem estar dos indivíduos.

Saiba como cuidar da sua saúde durante o trabalho e melhore a sua qualidade de vida!

  • Postura

A maior parte das pessoas passa o dia inteiro sentada, em frente a computadores pessoais. Para evitar que dores apareçam e que a coluna seja prejudicada a longo prazo, é preciso manter uma postura adequada (que além de ajudar a sua saúde, ainda é capaz de melhorar a sua produtividade durante o trabalho). A posição ideal para executar qualquer atividade e em frente ao computador é aquela em que:

  • A tela fique exatamente na direção dos olhos, sem que seja necessário abaixar o pescoço;
  • A coluna fique apoiada em um encosto adequado à sua curvatura;
  • Os pés toquem o chão completamente (ou um apoio);
  • Os cotovelos fiquem apoiados em um descanso para um antebraço;
  • Os ombros e os quadris fiquem devidamente alinhados.

 

  • Pausas

Uma dica importante é realizar pequenas pausas durante o trabalho (em torno de cinco minutos). Esta interrupção faz com que a mente não se stress tanto e seja capaz de funcionar de maneira mais direcionada e focada. É importante também aproveitar essas pequenas pausas para levantar e dar uma volta, mesmo que no próprio ambiente, para melhorar a circulação sanguínea das pernas e realizar alongamentos, ajudando também a prevenir o stress e melhorando a qualidade de vida.

Veja abaixo como se alongar durante o trabalho:

(vídeo: Hospital Israelita Albert Einstein)

 

  •  Hidratação

A hidratação é primordial para uma qualidade de vida, seja dentro ou fora do trabalho. O que acontece é que, durante o expediente, a cobrança para produzir é tão grande que as necessidades fisiológicas acabam sendo deixadas de lado, prejudicando a saúde do indivíduo. Outro fator que reforça a necessidade de constante hidratação é o ar mais seco, causado por ambientes com ar condicionado e a utilização constante da voz (pessoas que trabalham com atendimento/falam muito ao telefone). Resumindo: beba mais água!

 

  • Alimentação

Com o excesso de trabalho e prazos cada vez mais apertados, muitos profissionais acabam abdicando de seus almoços por lanches rápidos ou até mesmo pela opção de não comer, para ter mais tempo de trabalho. Tais atitudes são erros tremendos, que tem um impacto negativo muito grande na saúde das pessoas. Quando se está com fome, é mais difícil manter a concentração e o organismo começa a operar de forma mais lenta, resultando também em irritação, sonolência e tonturas, além de propiciar também o desenvolvimento de condições como a gastrite. Substituir a refeição por fast foods, também não é a melhor das escolhas. Esse tipo de alimento é rico em gorduras, que além de prejudicar o desempenho durante o expediente (pois tornam o processo digestivo mais lento), também contribuem para o desenvolvimento de hipertensão e, a longo prazo, até mesmo a um infarte.

Opte por alimentos mais leves e por pequenos lanches entre as refeições, para manter a sensação de saciedade.

 

  • Equilíbrio Profissional x Pessoal

É extremamente importante, para a saúde mental, saber separar o profissional do pessoal e buscar o equilíbrio entre os dois. Para que o stress não tome conta e seja mais frequente, é preciso tentar ao máximo deixar os problemas pessoais de fora e não deixar que interfiram no rendimento do trabalho. Ao mesmo tempo, é importante respeitar o tempo em que não se está trabalhando, não focando e evitando entrar em contato com os assuntos referentes à ocupação fora do expediente. Quando o equilíbrio é alcançado, o rendimento no trabalho melhora, mas quem mais ganha com isso é a sua saúde mental.

 

Seguindo estas dicas, é possível sim cuidar da sua saúde durante o trabalho, mas elas não excluem a prática de atividades físicas e o acompanhamento regular de médicos.

 

Viva melhor e tenha mais qualidade de vida!

One Comment

Deixe o seu comentário aqui