Benefícios das comidas típicas de festa junina

Com o mês de junho, além do frio, chegam também as festas juninas, igualmente conhecidas como quermesses. Essa festa tradicional brasileira é regada de músicas típicas, figurino a caráter, decoração especial, fogueira, danças características da época, brincadeiras e muita, mas muita comida gostosa!

Há quem diga que as comidas tradicionais da época servem apenas para ganhar uns quilinhos extras, porém o que poucos sabem é que existem muitos pratos saudáveis e nutritivos, desde que não sejam consumidos em excesso.

Saiba mais sobre algumas comidinhas juninas que são benéficas à saúde a seguir:

 

Amendoim

O amendoim é uma das estrelas das quermesses, pois além de poder ser consumido apenas torrado, também é o ingrediente principal da paçoca e do pé de moleque, doces típicos da época. Quando ingerido sem exageros, o amendoim pode auxiliar no controle do colesterol, triglicérides e é uma ótima fonte de proteínas, antioxidantes e vitaminas que previnem doenças cardíacas e retardam o envelhecimento precoce da pele. Além disso é uma excelente fonte de energia por conter gorduras úteis ao nosso corpo, e um bom alimento para promover a saciedade, pois como precisamos mastiga-lo várias vezes antes de engolir, nosso cérebro entende que estamos ingerindo bastante comida – sendo que não estamos – e se satisfaz com isso.

 

Canjica

A canjica é outro prato que está presente em todas as festas juninas. Quando consumida quase pura, levemente adoçada, ela é rica em proteínas, o que faz com que ela também promova a saciedade; cheia de sais minerais e vitaminas, que ajudam a prevenir doenças e o envelhecimento precoce, e tem muitos carboidratos e fibras, auxiliando a regular o intestino. Além disso, a canela e o cravo presentes em sua receita, são uma ótima dupla para retardar o processo de engorda do organismo, pois diminuem o índice glicêmico, fazendo com que o corpo demore mais tempo para transformar açúcar em glicose.

 

Milho e derivados

O milho é um dos ingredientes mais versáteis dessa festa, pois está presente em vários pratos como curau, pamonha, pipoca, bolos, além de poder ser consumido apenas cozido. Independentemente do prato escolhido, o milho é rico em proteínas, fibras e carboidratos, o que promove energia e saciedade. Além disso ele é fonte de minerais e vitaminas que podem ajudar a prevenir a cegueira noturna, doenças cardíacas e auxiliar na memória. Mas atenção, todos esses benefícios só acontecem se você maneirar na adição de sal e açúcar na hora de consumir os alimentos à base de milho, hein?

 

Arroz doce

Os três ingredientes básicos para o preparo do arroz doce são: arroz, leite e açúcar. Levando isso em conta, esse doce se torna rico em carboidratos que fornecem energia ao organismo, e fonte de nutrientes como as vitaminas A, B12, D, cálcio, fósforo, proteínas e magnésio, presentes no leite, e que aumentam a resistência óssea e fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças. Assim como a canjica, além dos benefícios trazidos pelos ingredientes principais, o arroz doce também pode conter cravo e canela, que diminuem o índice glicêmico. Lembrando sempre que todos esses benefícios só são possíveis caso sejam controlados a quantidade de ingredientes calóricos, ou seja, evitando usar o leite condensado na receita e maneirando na quantidade de açúcar.

 

Pinhão

Típico das estações mais frias, o pinhão é rico em ferro, manganês, zinco, fósforo, magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, fibras, proteínas, ômega 6 e ômega 9. Esse tanto de nutrientes ajuda na nossa saúde melhorando o funcionamento do nosso intestino, aumentando a sensação de saciedade, agindo contra a fadiga, previne doenças cardíacas, diabetes, osteoporose e reduz os níveis de colesterol ruim. Apesar de todos esses benefícios, vale lembrar que cada pinhão tem cerca de 20 calorias, então é bom não exagerar!

 

Hm, desse jeito deu até vontade de sair correndo para uma quermesse, não é mesmo? Mas não se esqueça de que todos esses benefícios só ocorrem nas comidas que não tem excessos de sal e açúcar!

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