5 Dicas para um inverno saudável

Semana passada comemoramos o início do inverno, também conhecido como a época mais fria do ano. Boa parte das pessoas aguarda essa época o ano inteiro por preferir um clima mais agradável que o calor, porém com esse climinha vem também o risco de contrair algumas doenças típicas do frio como a gripe, resfriados, amidalites, dor de ouvido, entre outras.

Com a baixa temperatura nossa imunidade tende a abaixar e nos deixar mais vulneráveis também, por isso é importante tomar alguns cuidados para enfrentar essa estação de uma forma saudável.

Confira algumas dicas:

 

Cuide da alimentação

Busque manter uma alimentação balanceada e saudável durante essa estação. Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas são essenciais para manter o seu organismo em dia e a imunidade alta para combater vírus e infecções.

 

Mantenha sua casa arejada

Mesmo que esteja frio é importante abrir as janelas de casa todos os dias. Esse hábito possibilita a circulação de ar e diminui a proliferação de ácaros e vírus que podem provocar doenças como a gripe, por exemplo.

 

Beba muita água

Por ser mais difícil sentir calor no inverno, também sentimos menos sede e, consequentemente, bebemos menos água. A ingestão de menor quantidade de água pode nos trazer alguns riscos como má circulação sanguínea, desidratação, ressecamento da pele, problemas respiratórios, entre outros. Por isso é muito importante que, mesmo sem sede, você lembre de beber ao menos 2 litros de água por dia durante o inverno.

 

Evite locais fechados e aglomerações

Lugares fechados, com muita gente e sem ventilação facilitam a transmissão de algumas doenças através do ar, pois ambientes assim são perfeitos para a multiplicação de vírus e bactérias. Sendo assim, evite aglomerações sempre que possível.

 

Lave sempre as mãos

Nossas mãos estão sempre em contato com outras coisas, por isso manter elas higienizadas é importante em qualquer estação do ano. No inverno esse cuidado deve ser ainda maior, pois como estamos mais vulneráveis no inverno, nossas mãos ficam ainda mais expostas à vírus e bactérias.

 

Essas são algumas dicas para que você enfrente o inverno de forma mais tranquila. Lembre-se também de tomar a vacina contra a gripe, ela fortalece nosso sistema imunológico e nos da proteção contra esse vírus por cerda de um ano.

 

Bom inverno!

Deixe o seu comentário aqui