5 atitudes sustentáveis para ter no dia a dia

A população mundial vem crescendo a cada dia, e com ela o consumo e a produção de lixo também. Esses aumentos afetam diretamente nosso meio ambiente, pois para consumir mais é necessário produzir mais e muitos processos de produção causam degradação ambiental. O mesmo para a questão do lixo, pois quanto mais consumimos, mais lixo geramos.

No Brasil, estima-se que apenas 3% do lixo produzido é devidamente descartado e reciclado. Quando focamos em lixos plásticos esse número cai para apenas 1,2% – enquanto a média global é de 9%.

E como esse aumento no consumo e na geração de lixo pode afetar nossa saúde? É bem simples, pois como dito, essas questões afetam diretamente nosso meio ambiente e entre as consequências estão:

Alterações climáticas – invernos cada vez mais frios e verões cada vez mais quentes, que podem auxiliar no desenvolvimento de diversos tipos de doenças.

Qualidade do ar e da água – nós precisamos de ar e água para viver, certo? Com o consumo e a produção de lixo desenfreados, esses recursos estão ficando cada vez mais poluídos (mesmo passando por tratamentos).

Desastres ambientais – as alterações climáticas também são responsáveis por causas desastres ambientais, como as enchentes que têm sido recorrentes em diversas cidades do Brasil e podem trazer diversas doenças como a leptospirose, por exemplo.

 

Depois de todos esses pontos de atenção, aposto que você está pensando no que pode fazer no seu dia a dia para contribuir com a preservação do planeta, certo? Por isso separamos 5 atitudes sustentáveis que você pode praticar no seu dia a dia e assim fazer sua parte para deixar o planeta melhor. Confira:

Troque o carro por outros meios de transporte

Uma atitude que pode fazer uma boa diferença é evitar o uso de carros. Se você mora perto do seu trabalho, uma alternativa é começar a fazer o trajeto a pé ou de bicicleta, pois além de ajudar o meio ambiente você ainda colabora com a sua saúde. Se esse não é o caso, você pode adotar ao uso de transportes públicos ou combinar um sistema de rodízio com seus colegas de trabalho, onde cada dia um é responsável por levar os demais. Para os dias onde o transporte público ou a carona com os colegas é inviável, uma alternativa é apostar em aplicativos de transporte.

Evite descartáveis

Além ser necessário litros e mais litros de água para a produção de produtos descartáveis como copos, pratos e talheres, eles ainda demoram muito tempo pra se decompor e podem prejudicar o meio ambiente de várias formas, inclusive causando a morte de animais que confundem esses materiais ou comida, ou acabam se prendendo a eles por acidente.

Uma alternativa para evitar o uso de descartáveis é manter o seu copo ou caneca no escritório, por exemplo. Assim você evita de pegar um copo descartável novo toda vez que sentir sede. Também existem kit de talheres e copos dobráveis, que podem andar com você na sua bolsa ou mochila, para quando for necessário utilizar.

Separe o lixo reciclável

Separar o lixo reciclável é uma atitude simples, que toma pouco tempo na rotina e pode contribuir muito para o meio ambiente. Você pode começar apenas separando o lixo orgânico (restos de comida) do lixo reciclável e isso já vai colaborar para ter menos resíduos em aterros sanitários, que contaminam o meio ambiente, e para que famílias que vivem da coleta, separação e reciclagem de resíduos reaproveitáveis possam ter uma renda melhor.

Alguns dos resíduos que podem ser reaproveitados e que você pode separar para reciclagem são: papéis de escrever, embalagens plásticas (xampu, condicionador, detergente), embalagens de ovos, escovas de dente, jornais e revistas, baldes, garradas PET, entre outros.

Evite o desperdício de alimentos

Gerenciar a quantidade de comida compradas no mercado e preparadas a cada refeição é uma das formas de contribuir para o meio ambiente através do não desperdício de alimentos, isso porque os processos de produção dos alimentos que consumimos também afetam o meio ambiente, por exemplo, a produção de carne além de ser responsável por aumentar o número de desmatamentos para aumentar a área onde os gados podem viver e produzir o alimento deles, também libera uma grande quantidade de gases tóxicos no ar.

As verduras e vegetais produzidos em grande escala também não escapam de ações prejudiciais pro meio ambiente por conta da quantidade de químicos (agrotóxicos) que é necessário para manter a plantação saudável.

Por isso é importante evitar o desperdício de alimentos. Uma boa dica é preparar uma quantidade razoável para a semana, pois assim você gasta menos gás de cozinha também.

Economize água

Aqui não precisamos nem falar muito, não é mesmo? Todos sabem o quão é importante economizar água e não é de hoje que vemos campanhas e mais campanhas para promover a conscientização em cima desse tema. Algumas dicas básicas para isso é: evite lavar calçadas e carros com mangueiras (opte por balde), feche a torneira ao escovar os dentes e ensaboar a louça, tome banhos mais curtos, reutilize água da chuva para lavar o quintal, entre outras.

 

Existem diversas outras atitudes que podemos ter no dia a dia e que podem contribuir para a preservação do meio ambiente. O mais importante disso tudo é entender que se cada um fizer sua parte, nós já estamos fazendo muito para tornar o planeta um lugar melhor.

Deixe o seu comentário aqui