O que é o Seguro de Responsabilidade Civil?

Todos nós, enquanto cidadãos, temos direitos, deveres e compromissos. Seja através de falas ou ações (pessoais ou profissionais), somos eternamente responsáveis por toda e qualquer atitude perante à sociedade – incluindo aquelas que, apesar de não intencionais, acabam causando algum tipo de dano ao próximo.

Dessa forma, não é exagero algum pensar que estamos expostos a riscos o tempo todo, e que a única forma de nos resguardarmos contra as possíveis consequências é buscando proteção extra.

Conheça agora o Seguro de Responsabilidade Civil, uma modalidade de seguro que garante coberturas e provê mais tranquilidade para trabalhar e viver!

 

O que é Responsabilidade Civil?

Quando se trata de responsabilidade civil podemos dizer que esta é uma responsabilidade relacionada a toda e qualquer atividade humana. Atitudes fogem ao nosso controle e podem causar danos a outras pessoas – resultando em algum tipo de prejuízo pessoal ou patrimonial.

Quando se trata de acidentes, nem sempre podemos ter controle e nem como prever acontecimentos involuntários.

 

O que é Seguro Responsabilidade Civil?

Esta modalidade de seguro garante que o contratante (segurado) seja indenizado por danos causados – de maneira não intencional – a terceiros, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Embora existam categorias diferentes que se adequem a cada tipo de perfil (para pessoas físicas, profissionais liberais e pessoas jurídicas), esse seguro é mais difundido no meio empresarial.

  • Pessoa Física

Para a maior parte da população em geral (sendo um profissional liberal ou não), a contratação do seguro de Responsabilidade Civil é feita como uma cobertura adicional em outros seguros, como no Seguro Residencial ou de Automóveis.

  • Prestadores de Serviços

Este seguro tem o objetivo de proteger os profissionais que estão vulneráveis a eventuais processos judiciais movidos por algum prejuízo involuntário causado em sua prestação de serviços aos clientes.

Sejam eles de caráter pessoal ou patrimonial, garante o ressarcimento ao segurado da quantia que tiver que pagar ao seu cliente, desde que coberto e estipulado pela apólice contratada inicialmente em seu contrato.

Podem ser serviços prestados como advogados, engenheiros, médicos, consultores, auditores, corretores de imóveis, e etc.

 


 

Quais os tipos de apólices de Seguro Responsabilidade Civil?

São dois os tipos de apólices:

1. Individuais

Como o próprio nome já diz, este seguro é particular com apenas um segurado.

2. Coletivas

Esta apólice tem apenas um contratante mas pode se estender para vários segurados. Geralmente os contratantes de apólices coletivas são sindicatos, associações de classes e instituições de categorias.

As seguradoras abriram seus leques de opções e já oferecem produtos específicos (E&O – Erros e Omissões) para profissionais liberais como médicos, dentistas, engenheiros, contadores, advogados, arquitetos e demais prestadores de serviços uma vez que a procura aumentou.

Com o aumento de clientes insatisfeitos e ações judiciais por danos e prejuízos, os profissionais autônomos se viram obrigados a procurar uma segurança a mais para sua prestação de serviços.

As associações de classes, conselhos e sindicatos se reúnem para oferecerem uma apólice coletiva para seus afiliados e assim reduzirem os custos do seguro no caso de um sinistro durante a execução dos trabalhos de cada profissional. Os conselhos regionais como CREAs por exemplo, podem contratar diretamente os seguros das seguradoras.

 

Seguro para Diretores e Administradores – D&O | Directors and Officers Liability Insurance

Seguro Responsabilidade Civil

Os executivos de empresas também tem o seguro de responsabilidade civil e este é conhecido como D&O – Directors and Officers Liability Insurance.

É o seguro contratado para os cargos mais altos e de responsabilidade das empresas e tem o objetivo de resguardar seu patrimônio pessoal e de seus familiares no caso de danos e prejuízos aos acionistas da empresa por decisões no desempenho de suas funções profissionais, uma vez que não seja caracterizado crime.

 

Deixe o seu comentário aqui