Preparação 10KM Tribuna FM

Amanhã acontece a 34ª edição dos 10 KM Tribuna FM e competidores de vários lugares e níveis estão na preparação para dar o seu melhor no percurso. Se você é um desses competidores, seja iniciante ou mais experiente, nós separamos algumas dicas para você se preparar hoje e fazer o percurso tranquilo amanhã também. Confira:

 

Véspera


 

Prepare seu kit

Separe a roupa e o tênis que irá usar durante a prova. Prepare o número de peito e o chip, verifique se nada disso está te incomodando ou machucando em conjunto com a roupa.

Caso a previsão seja de sol, lembre do protetor solar, e no caso de chuva, da capa de chuva para se manter aquecido no início da prova. Lembre de levar uma camiseta extra para usar pós-prova e não esqueça seus pertences como chave, dinheiro, vale transporte, entre outras coisas.

 

Descanse

Você já treinou bastante até aqui, agora o momento é de relaxar. O sono é essencial para uma boa performance e alguns especialistas dizem que o ideal é dormir pelo menos 8 horas na noite anterior para fazer uma boa prova, portanto durma cedo e acorde com tempo o suficiente para tomar um café da manhã tranquilo.

 

Alimentação e hidratação

Nada de comer comidas pesadas ou que você não está acostumado no dia que antecede a prova! Além de serem de difícil digestão, podem lhe causar desconfortos que podem te prejudicar durante o percurso.

Procure ingerir mais carboidratos para ter um estoque de energia e evitar o consumo de álcool. Mantenha-se hidratado, mas nem tanto – muita água pode pesar o corpo e dar vontade de ir ao banheiro durante a prova, causando um desconforto.

 

Durante a corrida


 

Respeite seu limite

O ideal é começar a prova em um ritmo mais lento para ter energia até o final. Caso você se sinta casado ou mal durante o percurso, pare até se recompor, afinal sua saúde está sempre em primeiro lugar. Não se baseie pelo ritmo dos outros, cada um teve seu treinamento e tem sua estratégia particular, foque na sua e siga em frente.

 

Sem pressa

Não adianta querer ultrapassar todos os competidores na hora da largada. Geralmente as pessoas estão mais aglomeradas nesse momento e isso pode fazer com que você tropece e se machuque. Mantenha a paciência.

 

Hidratação

Não espere sentir sede para beber água. O ideal é beber de 150ml a 200ml de água a cada 15 ou 20 minutos de corrida – essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa e dependendo das condições climáticas do dia da prova. Então não deixe de se abastecer quando passar pelos postinhos de água durante a prova, hein?

 

Esperamos que você tenha uma boa prova!

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