Cuidados com a coluna

A coluna é uma estrutura que se encarrega de dar suporte ao nosso corpo e, provavelmente, você já sentiu daquelas dores nas costas que, mesmo leves, são persistentes e incomodam, certo? Essas dores podem ser evitadas com alguns cuidados no nosso dia a dia, e com esses mesmos cuidados podemos evitar futuras doenças como bico de papagaio, hérnia de disco, artrose, entre outras. Confira alguns desses cuidados a seguir:

 

Cuide da postura

É super normal que a gente não preste atenção à nossa postura durante as atividades cotidianas, mas é muito importante passar a olhar para isso. Uma boa postura auxilia na distribuição do peso do nosso corpo, mantendo as vértebras e os discos na coluna na posição correta. Devemos prestas atenção tanto quando estamos em repouso, quanto quando estamos em atividade. O modo como sentamos na cadeira, como andamos e até os sapatos que usamos são pontos de atenção nesse quesito.

 

Trabalha com computador? Atenção!

Quem trabalha utilizando programas em computadores passa a maior parte do dia sentado na frente deles e esse fato merece atenção. Ter uma estação de trabalho projetada de forma ergonômica é essencial para uma boa saúde da coluna, ou seja, o ideal é que nossos olhos fiquem na altura do monitor, pois manter a cabeça inclinada para baixo ou para cima pode gerar uma sobrecarga na coluna. As costas devem estar totalmente apoiadas na cadeira, pés apoiados no chão e os braços apoiados na mesa durante o uso do teclado.

 

Faça pausas e alongamentos durante o dia

Nossa coluna não é muito fã de ficar parada, então pequenas pausas e momentos de alongamento durante o dia são ideais para não ficar muito tempo na mesma posição e evitar a tensão e o estresse que podem ser causados por isso. Por isso, de tempos em tempos, levante, respire, caminhe e aproveite para se hidratar bebendo uma água!

 

Pratique exercícios

Praticar exercícios regularmente pode ser uma boa forma de manter a coluna saudável. O ideal é a combinação de exercícios cardiovasculares e exercícios de fortalecimento, que previnem desgastes precoces. Você pode apostar em uma combinação de caminhada, que entra no campo do exercício cardiovascular, com yoga, pilates ou musculação, por exemplo, que entram no campo do fortalecimento.

Mesmo que você já tenha alguma doença relacionada à coluna é importante a prática de exercícios assistidos para diminuir os sintomas, porém recomendamos que você converse com um médico primeiro e comece por exercícios leves para depois aumentar a intensidade.

Outro benefício importante da prática de exercício é o controle do peso, pois o sobrepeso também é uma das causas de dores na coluna.

 

Cuidado com o estresse!

Que o estresse é um sintoma negativo e que pode acarretar várias outras consequências todos já sabem, mas sabia que ele também pode afetar nossa coluna? Alguns estudos acadêmicos apontam que problemas como depressão e estresse podem piorar as dores nas costas, por isso pessoas que estão passando por momentos estressantes tendem a sentir mais dores nas costas, pescoço e ombros.

O estresse também é responsável por desregular outras atividades do nosso sistema nervoso, como por exemplo, fazer com que a gente coma descontroladamente por causa de ansiedade, e isso tem uma grande ligação com a saúde da nossa coluna, pois quando comemos muito podemos atingir o sobrepeso e, com isso, sobrecarregar nossa coluna, como dito do tópico anterior.

 

Atenção na hora de pegar objetos

Quando vamos carregar objetos, sejam elas pesadas ou não, costumamos não nos atentar à nossa postura e isso pode causar o famoso “mau jeito” e até lesões mais graves. O ideal é lembrar sempre de flexionar os joelhos para pegar algum objeto, dessa forma evitamos um esforço desnecessário da nossa coluna, causado quando abaixamos de outra maneira.

Outra dica importante é usar um apoio para pegar objetos que estão mais altos, dessa forma não forçamos a coluna ao utilizar um braço só ou quando nos “esticamos”.

 

Os cuidados não acabam na hora de dormi!

Também é preciso prestar atenção na nossa postura na hora de dormir! Especialistas recomendam que a posição ideal para dormir é de lado, com um travesseiro mais alto apoiando totalmente a cabeça e o pescoço, e outro entre os joelhos para manter nosso quadril alinhado.

Caso você não se sinta confortável em dormir nessa posição, tudo bem! Mas atente-se em tentar sempre manter o corpo alinhado, cabeça e pescoço apoiados no travesseiro e ombros e pernas o mais reto possível.

 

Cuidar da nossa coluna é muito importante e todas as dicas que demos acima são possíveis de serem encaixadas no nosso dia a dia para evitar o surgimento ou agravamento de doenças. Lembrando que, mesmo seguindo as dicas, em caso de dores frequentes o ideal é consultar um médico para verificar se já não existe alguma lesão mais grave na sua coluna.

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