Beba água: dicas e benefícios pra melhorar a sua saúde

A água é fundamental para as nossas vidas e uma excelente aliada para a manutenção da saúde. Mas você sabe qual a quantidade ideal de água deve ingerir por dia e quais benefícios são desenvolvidos com esse hábito?

 

Não existe um número mágico

Apesar da crença popular de que a ingestão de 2L (dois litros) de água por dia seria ideal, a afirmação não é de todo correta. A quantidade ideal não é precisa: depende de muitos fatores (como peso, dieta, metabolismo, ambiente em que está inserido, frequência/nível de atividades físicas, etc.), variando de indivíduo para indivíduo.

Ainda assim, o Conselho de Alimentação e Nutrição do Instituto Federal de Medicina dos Estados Unidos chegou a uma estimativa geral: 3,7L para homens e 2,7L para mulheres – que pode servir como um norte para se guiar no seu dia a dia. Apenas lembrando: não existe um número mágico. Respeite seu corpo e mantenha-se hidratado.

 

Benefícios da ingestão ideal de água

  • Evite inchaços

A hidratação adequada provoca uma melhora na circulação sanguínea e potencializa a absorção de nutrientes pelo organismo. Dessa forma, o corpo não retém sódio e elimina as toxinas, evitando os inchaços do corpo.

 

  • Pele mais saudável

Além de proporcionar uma maior hidratação nas camadas internas da pele, ajuda no funcionamento ideal das fibras de colágeno, responsável pela sustentação, firmeza e elasticidade da pele.

 

  • Saúde dos rins

Quando se ingere pouca água, os rins ficam sobrecarregados nas funções de filtragem do sangue e de impurezas, retendo diversos elementos. Com a concentração destas moléculas e um baixo volume de líquido para dissolvê-las, as substâncias se acumulam, ocasionando os cálculos renais. Embora este não seja o único fator, se hidratar corretamente é um dos fatores de prevenção a esta condição.

 

  •  Melhora na digestão

A água facilita o processo de digestão dos alimentos pelo organismo, auxiliando na dissolução dos nutrientes que serão absorvidos pelo sangue e transportados para as células.

 

  • Melhor rendimento e disposição

A água ajuda a melhorar o humor, auxilia na concentração e também na memória de curto prazo, possibilitando um maior rendimento e disposição nas atividades cotidianas.

 

Beba mais água e cuide da sua saúde!

 

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